sábado, 30 de setembro de 2017

Walter Alves visita Lajes Pintadas


Na noite deste sábado (30), o deputado federal Walter Alves (PMDB-RN) foi à região do Trairi visitar o município de Lajes Pintadas, a 128 quilômetros de Natal. Até a próxima quarta-feira (4), a comunidade católica celebra a Festa de São Francisco de Assis, padroeiro da cidade.
Walter Alves foi recepcionado pela prefeita Preta Furtado e seu esposo, o ex-prefeito Jucier Furtado. Vereadores, secretários municipais e lideranças políticas também estiveram com o parlamentar. Durante o encontro, Walter reforçou a parceria com a prefeita e se comprometeu em colaborar ainda mais com a administração municipal.
Ontem, foi celebrada a quinta noite dos festejos do padroeiro da cidade. Este ano, a festa tem como tema: “São Francisco, instrumento de Deus: ensina-nos a viver em nossos dias; a caridade, o amor e a oração”.

Robinson agenda visita a Mossoró

governador do Rio Grande do Norte Robinson Faria confirmou agenda em Mossoró no próximo dia 4 de outubro, conforme estava previsto.
Para uma reunião com prefeitos de municípios produtores de petróleo e gás no Estado do Rio Grande do Nortee  municípios do vizinho Estado do Ceará.

sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Novos leitos de UTI em Mossoró são comemorados


A luta pela ampliação de leitos de UTI no Estado, através do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte, começa a dar resultados. A boa notícia veio com a publicação no Diário Oficial do Estado sobre o acordo feito entre a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e o Hospital Wilson Rosado (HWR), em Mossoró, para abertura de dez leitos de UTI adulto e cinco leitos de enfermarias clínicas de retaguarda.
Uma Ação Civil Pública movida na Justiça Federal pelo Cremern para que o Governo do Estado crie novos leitos de UTI’s e uma fiscalização em hospitais de Mossoró pela comitiva do Conselho, no último mês de maio, ajudaram a conscientizar aos governantes sobre a grande necessidade.

Aprovado projeto de Fábio Faria que proíbe operadoras de ligar e enviar mensagens

Imagem relacionada
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) aprovou esta semana o projeto de lei 4508/12 de autoria do deputado Fábio Faria(PSD/RN), que proíbe o envio de mensagens de texto e as chamadas telefônicas com teor publicitário pelas operadoras de telefonia, sem autorização dos clientes.
O texto aprovado prevê autorização contratual clara, por escrito ou por gravação telefônica, sobre o envio de mensagens comerciais. “Contatos insistentes, em horários inadequados, incomoda e é desrespeitoso ao consumidor. O usuário deve ter a opção de não receber mensagem de texto, de voz, além de ligações dos serviços de telemarketing”, explica Faria.

Governo assina carta de intenções com as Nações Unidas

Governo do RN assinou, por meio da Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas-RN), a carta de intenções com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA). Ela prevê ações voltadas para proteção e promoção da saúde reprodutiva e dos direitos humanos de adolescentes, jovens e mulheres.
A cerimônia foi realizada na Governadoria e contou com a participação da secretária da Sethas, Julianne Faria, do representante no Brasil da UNFPA, Jaime Nadal, do deputado federal, Rafael Motta, do Pró-reitor da UFRN, Jorge Falcão, e de secretários de estado.
 “Nós somos pioneiros em muitas ações. Aprendemos a trabalhar de forma setorial e integrada. Aprendemos a focar nas pessoas, na dignidade humana. Nosso comprometimento é fazer que essa parceria dê certo para que possamos ver o resultado o mais breve possível para nosso estado”, enfatizou a secretária Julianne Faria.

ITEP passa a realizar exames de retrato falado

O Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (ITEP-RN) está dando início a realização de exames de retrato falado, que consiste em identificar pessoas através de características faciais. Este novo serviço irá auxiliar a Polícia Civil em investigações de crimes, facilitando na identificação de suspeitos.
Segundo Marcos Brandão, diretor-geral do ITEP, foi investido R$ 20 mil para reforma de uma sala e aquisição de equipamentos necessários para abertura do setor.
Este serviço é importantíssimo para auxiliar nas investigações. Com a realização do exame podemos ter uma aproximação de cerca de 90% das características faciais do suspeito”, revela.
O exame de retrato falado será realizado por um agente técnico forense papiloscopista, que irá atender possíveis vítimas para realizar a construção de um perfil facial do suspeito. Para a abertura do setor, o ITEP conseguiu recursos através de um convênio celebrado entre o instituto e 2ª Vara de Justiça Criminal.
Num primeiro momento nós entrevistamos a pessoa, e na sequência vamos formando o desenho diante das características que são repassadas”, comenta Francisco Canindé, agente técnico forense papiloscopista responsável pelo retrato falado.

Cláudio Santos receberá o título de cidadão mossoroense


O desembargador Cláudio Santos e pré-candidato ao governo do Estado do Rio Grande do Norte nas eleições de 2018 será agraciado nesta sexta feira (29) com o título de cidadão mossoroense.
solenidade será às 18 horas no teatro Dix-Huit Rosado.

Fátima Bezerra será cidadã mossoroense

A senadora Fátima Bezerra será agraciada nesta sexta feira (29) com o título de cidadã mossoroense.
E, aproveita, para cumprir uma agenda política já que é pré-candidata a governadora do Rio Grande do Norte nas eleições de 2018.

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Márcia irá acompanhar instalação de Frentes Parlamentares da Criança no interior


A deputada Márcia Maia (PSDB) disse durante sessão plenária na Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (28), que vai acompanhar a instalação da Frente Parlamentar da Criança e do Adolescente em municípios do interior do Estado.
“Na próxima semana, a Frente Parlamentar será implantada em várias cidades do interior. Essa é uma ação importante para combater a exploração sexual de crianças e adolescentes em todo o Estado. As crianças precisam ter garantidos os direitos à escola, além de ter um espaço na sociedade”, disse Márcia.
A parlamentar destacou que serão entregues cartilhas e repassadas as informações necessárias para a implantação da Frente no âmbito municipal.
Márcia Maia falou ainda sobre a importância de se investir em políticas públicas quanto à questão da violência, exploração sexual e ainda a luta para que crianças e adolescentes possam ter o direito a uma melhor qualidade de vida. “Vou viajar explicando a importância da Frente e de se fiscalizar o orçamento destinado às políticas públicas”.

Kelps questiona calendário do JERN’s 2017


Em pronunciamento nesta quinta-feira (28), durante sessão plenária na Assembleia Legislativa, o deputado Kelps Lima (Solidariedade) questionou o calendário elaborado pela Coordenadoria de Esportes (Codesp) para a edição dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (Jern’s) de 2017. Segundo o parlamentar, a data coincide com a realização dos Jogos Universitários Brasileiros (Jub’s), fato que compromete a participação de professores em ambos os eventos esportivos.
Relato essa situação que é um protesto de vários professores da rede estadual de ensino. Muitos deles ainda estão envolvidos com o esporte universitário e terão que optar por um dos dois eventos, o que é uma pena para o Rio Grande do Norte não poder contar com seus representantes em algum dos jogos” disse Kelps.

Fábio Faria perde apoios no Oeste

Resultado de imagem para fábio faria
deputado federal Fábio Faria não perdeu bases eleitorais apenas no Seridó.
Perdeu, também, no Oeste do Estado. O apoio do ex-prefeito de Mossoró, Silveirinha, por exemplo.
Em Apodi, perdeu o apoio do grupo de oposição.

Quem com ferro fere não será ferido

tendência da prefeita de Mossoró Rosalba Ciarlini é a de apoiar a pré-candidatura à reeleição do senador José Agripino Maia nas eleições de 2018 no RN.
O mesmo Agripino que lhe negou a legenda o (DEM) para disputar à reeleição na eleição passada.

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Souza comemora novas vagas de UTI em Mossoró e cobra Termo de Cooperação

Em pronunciamento na sessão plenária desta terça-feira (26), na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Souza (PHS) comemorou a contratação de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pelo Governo do Estado em Mossoró. Segundo o parlamentar, a medida foi uma proposta apresentada em audiência pública promovida recentemente por ele na cidade. Agora, ele cobra a formalização do Termo de Cooperação para assegurar cirurgias eletivas.
“Essa contratação vai gerar economia e eficiência. Economia porque, quando os pacientes conseguiam vagas de UTI por meio da Justiça, o Governo não sabe quanto vai pagar e agora os valores são certos, constam no contrato. Eficiência, pois foi aumentado em 100% o número de leitos para atender Mossoró e cidades vizinhas”, avaliou o deputado, ressaltando que a média de judicialização era de seis pacientes por dia.

Brasil vai acelerar produção de vacina contra vírus da zika


O ministro da Saúde, Ricardo Barros, disse ontem (26/9), em Washington, que o governo brasileiro quer acelerar a Fase 3 da vacina contra o vírus zika, que é a de produção para testes em humanos.
Barros conversou com o secretário de Saúde dos Estados Unidos, Tom Price, sobre a agilização no processo de desenvolvimento do banco de células máster, usado na produção da vacina. Isso deve ocorrer por meio de contrato entre a empresa GE Healthcare e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que, no futuro, deve ser responsável direta pela produção.

CMO aprova emendas no valor de R$ 14,7 milhões para cada parlamentar

A Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) aprovou nesta terça-feira (26) o relatório do Comitê de Admissibilidade de Emendas com diretrizes e orientações para análise da admissibilidade de emendas à proposta orçamentária. O texto estabelece que cada parlamentar terá direito a R$ 14,7 milhões para serem usados em até 25 emendas individuais.
O valor é referente a 1,2% da receita corrente líquida arrecadada em 2016, corrigida pela inflação (Índice de Preços ao Consumidor Ampliado – IPCA) de julho de 2016 a julho de 2017, de acordo com definição da Emenda Constitucional 95, do Teto de Gastos. Cada parlamentar deve destinar ao menos a metade do valor de suas emendas para ações e serviços públicos de saúde.
Para as emendas obrigatórias de bancada estadual serão destinados até R$ 162,5 milhões. Esse valor é estimado e será definido pelo relatório preliminar da proposta da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2018 (PLN 20/2017). Isso porque parte desses recursos (total de R$ 4,38 bilhões) poderiam ir para financiar as eleições de 2018, como ficou previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano que vem (Lei 13.473/2017).

terça-feira, 26 de setembro de 2017

Prefeito Haroldo Ferreira busca resolver problemas no abastecimento de água da CAERN.

Prefeito Haroldo Ferreira, ao lado do diretor Operacional da CAERN, senhor João Alberto

Vários bairros e regiões do município de Felipe Guerra/RN estão sem água. Até o presente momento a CAERN (Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte) não tinha se manifestado sobre essa falta de abastecimento na zona urbana da cidade.

Nesta terça-feira (26), cumprindo agenda administrativa na capital do estado do Rio Grande do Norte, Natal, o Prefeito de Felipe Guerra, Haroldo Ferreira esteve presente na Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), numa reunião com o Diretor Operacional, João Alberto

Na CAERN, o prefeito Haroldo Ferreira solicitou providencias da estatal, onde, na oportunidade realizou uma explanação da problemática quanto à distribuição de água na cidade de Felipe Guerra, aproveitando solicitou construção de um outro poço, além da expansão da rede de abastecimento para o conjunto Maria de Lourdes.

O diretor Operacional da CAERN, O Gestor João Alberto confirmou que estará enviando uma equipe da estatal acompanhada de um geólogo para a cidade de Felipe Guerra na próxima segunda-feira (02), quando a equipe da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) irá analisar o poço, o que segundo o mesmo tem um problema de uma sustância de ferro, verificando a necessidade da perfuração de outro poço.

TSE revoga prisão domiciliar do ex-governador Anthony Garotinho


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revogou nesta terça-feira a prisão domiciliar do ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho. Também foi revogado o monitoramento por tornozeleira eletrônica. O político, no entanto, continua impedido de usar meios de comunicação eletrônica, como celular e e-mail. A decisão foi tomada por quatro votos a dois.

Leitura de denúncia contra Temer repercute em Plenário

Durante os debates da Medida Provisória 782/17, que reforma a estrutura do Poder Executivo, vários deputados criticaram o governo Michel Temer, em especial a concessão de foro privilegiado ao ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco.
O governo revogou outra MP sobre o mesmo tema um dia antes do prazo final como estratégia para burlar a norma de que, perdida a vigência sem votação, as medidas provisórias não podem ser reeditadas. “O governo Temer adota esse expediente para garantir o foro privilegiado a um ministro denunciado criminalmente”, declarou.

Suspeita de cafetinagem responderá por exercício ilegal da medicina


Uma das suspeitas de cafetinagem presas na manhã desta terça-feira (26/9) na Operação Império vai responder também por exercício ilegal da medicina. Segundo as investigações, a acusada, que também é travesti, aplicava silicone industrial nas travestis que trabalhavam para ela.
De acordo com a delegada Elisabete Maria de Morais, da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação (Decrin), ela chegava a cobrar R$ 4 mil para a aplicação do material. As outras acusações — que recaem também sobre as outras nove cafetinas presas preventivamente, todas travestis — são: tráfico de pessoas, organização criminosa e rufianismo, nome dado à cafetinagem no Código Penal. Estima-se que ao menos 50 travestis estavam sob o comando do grupo desmantelado pela Polícia Civil.

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

RN: Festival de Cinema de Baía Formosa promove workshops gratuitos no interior

Entre os dias 26 e 28 de setembro, a oitava edição do FINC – Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa promove workshops gratuitos sobre cinema no interior do Rio Grande do Norte. O workshop intitulado “Como fazer filme de um minuto” será ministrado pelo filmmaker Romulo Sckaff, diretor geral do FINC 2017. A ação realizada nas cidades de Currais Novos, Caicó e Mossoró, faz parte da programação oficial do evento.
Os workshops são desenvolvidos desde o ano passado, em parceria com o IFRN. A ação tem como objetivo promover e discutir o cinema nos municípios do RN. Durante as aulas, os participantes vão aprender sobre enquadramento de câmera, iluminação, roteiro e demais informações referentes a produção audiovisual. As inscrições são gratuitas e feitas exclusivamente pela internet. A expectativa é que até o final do ano, mais de 300 pessoas participem das oficinas.