sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Planalto quer candidato em 2018 que defenda legado do governo

De forma reservada, interlocutores do presidente Michel Temer já defendem a articulação de uma candidatura que possa defender o legado econômico do governo na corrida presidencial de 2018.
No Palácio do Planalto, ainda ronda o fantasma da disputa de 1989. À época, o então presidente José Sarney não teve um nome para defendê-lo, tornando-se uma espécie de “Geni” da campanha, em que todos os candidatos jogavam pedra.

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Estudo: usar omeprazol por muito tempo aumenta risco de câncer


O uso prolongado de medicamentos como omeprazol, pantoprazol e esomeprazol, que são usados no tratamento de doenças gastrointestinais, pode aumentar em 2,4 vezes as chances de desenvolver câncer de estômago. Esta é a conclusão de um estudo realizado … em Hong Kong. Para o levantamento, foram avaliados 63.397 pacientes que utilizaram este tipo de medicamento entre 2003 e 2012.
O gastrocirurgião e endoscopista Eduardo Grecco explica que os pacientes que usam este tipo de remédio por muito tempo realmente correm mais riscos, “mas que ainda são necessárias mais comprovações [científicas]”.

UFRN aprova criação de novos programas de pós-graduação

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), aprovou a criação de novos programas de pós-graduação em sessão extraordinária na última terça-feira, 31 de outubro. Um deles é destinado ao Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres), para implantação do mestrado acadêmico em História.
Também foram aprovados os mestrados profissionais em Produção de Petróleo e Gás, vinculado ao Centro de Tecnologia (CT), e Segurança Pública, vinculado ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA). Já a pós-graduação em Ciências Odontológicas, nas modalidades mestrado e doutorado acadêmico, se dá a partir da fusão dos programas em Patologia Oral e Saúde Coletiva.
A consolidação dos programas ficará condicionada à aprovação da proposta pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC).

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Pezão diz que entrará com interpelação judicial contra ministro da Justiça


O governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB), informou nesta quarta-feira (1º/11), que vai entrar com uma “interpelação judicial” contra o ministro da Justiça, Torquato Jardim. Pezão disse à reportagem que o objetivo do procedimento é para que o ministro “informe o que ele tem contra a cúpula (da Policia) e os policiais”.
(A interpelação) É para que o Estado possa tomar providências contra esses desvios como já estamos realizando em diversos casos”, explicou o governador à reportagem.

Felipe Maia pede a Ministro Imbassahy liberação de recursos para universidades do RN


O coordenador da bancada federal do RN, deputado federal Felipe Maia se reuniu na quarta-feira (01), com o Ministro-Chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Antônio Imbassahy para discutir o pagamento de recursos de custeio ou investimento de instituições de ensino superior e técnico do estado.
O deputado levou ao ministro os pleitos dos reitores da Universidade Federal do RN (UFRN), do Instituto Federal do RN (IFRN), da Universidade Federal do Semi-Árido (Ufersa) e da Universidade do Estado do RN (Uern) e ouviu do ministro Imbassahy o comprometimento para a liberação desses recursos. “Como coordenador da bancada, solicitei esta audiência com o Ministro Imbassahy para buscar mecanismos que garantam que os recursos cheguem as nossas instituições de ensino do Rio Grande do Norte e assim garantir que essas universidades possam dar continuidade ao trabalho desenvolvido em nosso estado”, comentou o parlamentar.

Fátima e Beto são os piores parlamentares da bancada doRN

Um levantamento do site politicos.org.br concluiu que a senadora Fátima Bezerra (PT) e o deputado federal Beto Rosado (PP) são os piores parlamentares da bancada do Rio Grande do Norte.

domingo, 29 de outubro de 2017

Audiências Públicas itinerantes debatem combate à violência doméstica

Os índices preocupantes de violência doméstica contra a mulher levaram a deputada estadual Cristiane Dantas(PCdoB) a promover debates sobre o assunto durante audiências públicas que vão acontecer na próxima segunda-feira (30), nos municípios de Macau e Assu. A Frente Parlamentar da Mulher, presidida por ela, colabora com as discussões abertas à sociedade.
“A violência contra a mulher deve sempre estar em pauta, porque acontece todos os dias. A violência doméstica é apenas a ponta de um iceberg que começa com agressões morais e psicológicas”, disse Cristiane Dantas.