sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Temer inaugura em Pernambuco obra do projeto de integração do São Francisco


O presidente Michel Temer assinou, ainda nesta sexta-feira (2), a autorização dos estudos para integração das bacias do São Francisco com a Bacia do Tocantins. O anúncio foi feito durante a cerimônia de entrega da Estação de Bombeamento 2 (EBI-2) do Eixo Norte do projeto de transposição do Rio São Francisco, em Cabrobó, Pernambuco.
Segundo o governo, a segunda estação de bombeamento do Eixo Norte, em Cabrobó vai reforçar o abastecimento a 9,2 mil habitantes do município. Com a obra, a água do Rio São Francisco será elevada a 58,5 metros, o equivalente a um prédio de 19 andares. A expectativa é que, até o fim deste ano, mais de 7 milhões de pessoas nos estados de Pernambuco, do Ceará, da Paraíba e do Rio Grande do Norte sejam abastecidas pelas águas do São Francisco.

Extintor de incêndio pode voltar a ser obrigatório para segurança no trânsito

O Conselho Nacional de Trânsito, Contran, havia acabado com a exigência do extintor de incêndio nos carros por conta da evolução tecnológica na indústria automobilística. O equipamento continua obrigatório apenas para caminhões, micro-ônibus, ônibus e veículos que transportam produtos inflamáveis. Um projeto de lei apresentado na Câmara dos Deputados reestabelece a exigência. Ele está agora no Senado, na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor.
O senador Fernando Bezerra Coelho, do PMDB de Pernambuco, apresentou um requerimento para que a proposta também passe pela Comissão de Assuntos Econômicos. Pediu ainda uma audiência pública sobre o assunto. Para o senador Dário Berger, do PMDB de Santa Catarina, são necessárias várias medidas, especialmente preventivas, para diminuir a mortalidade no trânsito e torná-lo mais seguro para motoristas e pedestres. Ele apresentou um projeto que permite o uso das multas de trânsito para recuperar ruas e rodovias esburacadas que causam muitos acidentes.

Caraúbas: Município recebe ambulância doada por deputado.

Dep. Estadual Raimundo Fernandes, e Prefeito Juninho Alves.

Nesta sexta-feira (02), o Município de Caraúbas recebeu das mãos do deputado estadual Raimundo Fernandes, uma ambulância que servirá para prestar serviços a população. O veículo foi adquirido com recursos da Assembléia Legislativa e foi repassado pelo deputado Raimundo Fernandes que pleiteou junto a presidência do Legislativo Estadual.

A entrega do veículo aconteceu na frente da prefeitura, localizada na Praça Reinaldo Pimenta com a participação do Prefeito Juninho Alves, Vice-Prefeito Paulo Brasil, secretários, vereadores, funcionários públicos e boa parte da população.


"A ambulância é de tamanha importância para nossa população, que vai poder contato com o veículo no deslocamento de urgência e serviços básicos oferecidos pela saúde do município. Somos gratos ao empenho do deputado Raimundo Fernandes, que escolheu Caraúbas para destinar o veículo. Nossa intenção é conseguir outras ambulâncias para que toda a população possa ser atendida com os serviços de saúde, que o município oferece", explicou Juninho Alves.

Foto: Portal Icém Caraúbas

Apodi: Modificações sugeridas por vereador prejudicar corte de terras e construção de escola em Melancias

Ver. Gilvan Alves

As alterações que foram sugeridas pelo vereador Gilvan Alves em dois projetos do poder Executivo irão prejudicar o início do programa Corte de Terras e a continuidade da construção da escola de Melancias, na zona rural de Apodi. As emendas de modificação foram aprovadas na noite de quinta-feira (01), na sessão ordinária da Câmara Municipal. 

O primeiro projeto diz respeito à abertura de crédito adicional especial para início do programa Corte de Terras neste mês de fevereiro. O montante no valor de R$ 128 mil seria oriundo do superávit financeiro, ou seja, recursos que sobraram do ano de 2017 e que só podem ser usados com autorização da Câmara. 

Já o segundo projeto refere-se à abertura de crédito especial para dar continuidade às obras da escola do distrito de Melancias, no valor de R$ 324 mil. Este montante também seria oriundo do superávit financeiro do ano passado. 

Os dois pedidos de crédito foram aprovados, entretanto, com duas emendas de modificação do vereador Gilvan Alves que alteram a origem dos recursos, do superávit de 2017 para recursos de 2018. 

O vereador justificou as modificações alegando que não poderia aprovar a abertura dos créditos até que o balanço patrimonial do exercício de 2017 fosse publicado no Diário Oficial. Entretanto, o balancete da Prefeitura já se encontra fechado e a mesma tem, legalmente, até o mês de abril para fechar e enviar o balanço. 

Para o prefeito Alan Silveira, as medidas de Gilvan Alves vão prejudicar o Corte de Terras e a construção da escola de Melancias, porque o município ainda não dispõe de recursos suficientes recebidos neste ano para aplicar nas duas ações. 

A gente passou o ano todo juntando o dinheiro do Corte de Terras e da escola, e agora não podemos usá-lo devido as essas emendas. O dinheiro tá em caixa, mas não podemos usar. Não tenho dúvidas que essas medidas do vereador vão atrasar tanto o início do corte de terras, tão esperado pelo homem do campo, quanto o retorno das obras da escola de Melancias, um sonho da comunidade, esclareceu Alan. 

Agora, o prefeito e as suas equipes contábil e jurídica irão tentar buscar uma solução para amenizar os efeitos causados pelo vereador. Dentre as possibilidades estão o veto das emendas ou o envio de um novo projeto à Câmara de Vereadores. 

Fonte: Governo Municipal de Apodi

Militares do RN permanecem mobilizados

Nesta segunda-feira (05), às 14h, a categoria realizará Assembleia Geral dos Praças no Clube Tiradentes, sede da Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais e Bombeiros Militares do RN, no bairro Alecrim. Policiais e bombeiros militares dão continuidade às mobilizações em prol de condições adequadas de trabalho e salários em dia.
De acordo com o presidente da ASSPMBMRN, Eliabe Marques, a categoria continua atenta quanto à efetivação do Termo de Compromisso e Acordo Extrajudicial. Há pontos que não foram cumpridos no prazo acertado, e outros que o Executivo tem posto dificuldade, segundo Marques.
“Até o momento, não foi cumprido o combinado quanto à implantação do pagamento dos promovidos em agosto de 2017, à efetivação das promoções de dezembro de 2017, e à implantação dos níveis da Polícia Militar e Corpo de Bombeiro Militar. Não há também clareza quanto ao pagamento do décimo terceiro salário e do salário de janeiro”, expõe o presidente.

Rádio Vale do Apodi terá migração de AM para 98,3 FM na próxima semana


A emissora de Rádio Vale do Apodi pertencente ao Sistema Oeste de Comunicação (Grupo TCM), na cidade de Apodi, estará tendo a sua migração de freqüência de AM para 98,3 FM na próxima segunda-feira (5).

A emissora rádio Vale do Apodi será a primeira do grupo TCM que entrará em sua nova fase, com uma qualidade melhor de som e uma maior abrangência em sua área de atuação.

O grupo TCM já oferece na cidade de Apodi dos serviços de TV por assinatura e Internet Fibra Óptica, com escritório de atendimento instalado na Rua Margarida de Freitas, nº 220, no Centro, oferecendo pacotes a preços acessíveis com mais de 140 canais, 50 deles em HD, e internet de até 75 mb.

A migração de AM para 98,3 FM entrará no ar sem nenhuma comemoração, contando com as presenças da diretora da TCM, Zilene Marques de Medeiros, diretora financeira Stella Maris e o diretor da rádio Vale do Apodi,Fernando Magalhães. Com emissoras de rádios nas cidades de Mossoró, Apodi e Assú,o grupo TCM está em franco processo de expansão no estado do Rio Grande do Norte.

A chegada da nova 98,3 FM será um marco na trajetória do grupo TCM,quando o processo de expansão foi planejado pelo seu fundador e idealizador Drº Milton Marques de Medeiros (In Memoriam),e tendo a participação da colaboração da Diretora da TCM, Zilene Marque de Medeiros, diretora financeira Stellas Maris e equipe do grupo.

História-Em 7 de Novembro de 2016, a direção do Sistema Oeste de Comunicação (Grupo TCM),diretor Superintendente Drº Milton Marques de Medeiros ,Diretora da TCM,Zilene Medeiros e a Diretora Financeira Stella Maris estiveram assinando os termos de adaptação de outorgas de rádio AM para FM,em cerimônia realizada no Palácio do Planalto em Brasília.




quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Felipe Guerra: Câmará Municipal Volta do Recesso Parlamentar.

Plenário: Ver. Domilso Crisóstomo da Silva

A Casa Legislativa do município de Felipe Guerra retornar do recesso parlamentar nesta terça-feira (06), as 19:00 horas, em sua sede Palácio: Ver. Joel Canela de Oliveira

Na Ocasião, os vereadores esperam a presença do prefeito Haroldo Ferreira na abertura do período legislativo conduzindo a leitura da mensagem anual.

Prefeito Haroldo Ferreira (PSB)

Nos últimos cinco anos, o Gestor sempre compareceu na sessão e fez seu pronunciamento. Nesta terça-feira (06), além de uma mensagem, o gestor poder fazer um balanço dos inúmeros investimentos que realizou em 2017, e que vem realizando em 2018 em várias áreas do município.



Com a crise, 2 milhões de famílias deixam TV fechada

O mercado de TV por assinatura teve queda de 5% no ano passado, segundo a Anatel. Desde o início da crise, em 2014, para cá, 2 milhões de casas perderam o serviço.
“Dois fatores explicam a piora: a recessão econômica e a concorrência indireta com a internet em casa”, afirma Sandro Cimatti, sócio da consultoria CVA, que prepara um estudo sobre o tema.
As famílias que perderam renda cortaram TV por assinatura, mas elas continuam com internet, onde também podem ver vídeos.

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Em reunião, dirigentes do PPS, Rede, PRTB e PPL discutem coligação para deputados

Em reunião com dirigentes do PPS, Rede, PRTB e PPL discutiram a possibilidade de firmar uma coligação proporcional, tanto para deputado estadual quanto federal, nas eleições deste ano na Paraíba.
Os quatro partidos fazem parte da base de apoio do governador Ricardo Coutinho (PSB) no Estado.
Participaram da reunião os presidentes estaduais do PRTB, Fabio Carneiro; do PPS, Nonato Bandeira; do PPL, Chico do Sintran; e os coordenadores da Rede Sustentabilidade na Paraíba, Gerson Vasconcelos, Luciano Angelim e Emanuel Furtado.

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Novos agentes penitenciários participam de curso de armamento e tiro


A Secretaria de Justiça e Cidadania ministra até o próximo dia 16 de fevereiro curso de armamento e tiro para uma parte dos novos e recém empossados agentes penitenciários.
A primeira turma, com duração de 25 dias, é formada por 100 agepen, divididos em dois períodos, com 50 alunos cada. Eles são treinados no novo e recém construído stand de tiro, montado no Complexo Penitenciário de Alcaçuz. A próxima turma, que também conta com 100 agentes, terá início imediatamente após a conclusão da primeira.

APODI-RN: Prefeitura valorizará os moradores do Bairro Garilandia.

Resultado de imagem para prefeito alan pinto
PREFEITO ALAN SILVEIRA

Nesta segunda-feira (29), foi protocolado na Câmara Municipal de Apodi/RN, um projeto de Lei N° 168/2018 de autoria do chefe do executivo municipal Alan Silveira (MDB) solicitando da casa legislativa autorização para realiza obras de pavimentação no Bairro Garilandia.

O Governo Municipal de Apodi/RN através de recursos próprios, pretende investir de suas receitas próprias mais de R$ 150.000;00 nas obras de pavimentação. O Gestor ressalta a importância deste projeto, tendo em vista que somente nas Gestões de Pinheiro e Gorete que Bairro Garilandia receberam obras.

A casa legislativa reunir-se semanalmente, todas as quinta-feira, as 19:00 horas. Nesta quinta-feira (01), é esperado que seja lido em plenário. logo após será encaminhado pelo senhor presidente Vereador Genivan Valera PCdoB para as comissões permanentes responsáveis.

Esse projeto visar melhorar as condições de vidas dos moradores deste bairro, aguardamos somente há aprovação dos legisladores pra começamos as obras.” disse Alan

Governo do RN investe R$ 4,5 milhões no abastecimento de água de Baraúna


Mais de 16 mil habitantes de Baraúna, na região Oeste do RN, serão beneficiados com um sistema de abastecimento de água completo. A obra do Governo do RN, projeto Governo Cidadão e Banco Mundial, foi visitada nesta terça-feira, (30), pelo governador Robinson Faria e pelo diretor presidente da Caern, Marcelo Toscano. Estão sendo investidos R$ 4,5 milhões para levar água encanada à sede do município e às comunidades rurais de Juremal, Campestre, Vertentes e Assentamento Primavera.
Divanise Oliveira, moradora da cidade, diz que a obra é a realização do sonho dos baraunenses. “Esse investimento do Governo vai resolver de vez o problema da água em Baraúna”, comemorou.
Atualmente as casas dessas comunidades são abastecidas por carros-pipa. A obra é composta de sistema de captação por meio de poço, adutora que vai de Vertentes até Baraúna, reservatório e rede de distribuição com extensão de 24,7 km. A comunidade de Juremal, umas das que está recebendo os investimentos, já está com 80% da obra pronta.
Somente na zona rural, a água será ligada em 1.025 residências, beneficiando 5.900 pessoas. O governador Robinson Faria destacou a importância dos investimentos para a população. “Estamos realizando o sonho de muitas gerações que esperavam essa água chegar e levando dignidade ao povo de Baraúna”, disse.

Negado recurso para Henrique Alves na reta final


Vallisney Oliveira, o juiz titular da 10ª Vara Federal de Brasília, negou um recurso da defesa de Henrique Eduardo Alves na reta final da ação penal da Operação Sépsis, informa a Época.
Os advogados do ex-presidente da Câmara tinham solicitado à Justiça que fossem identificados os funcionários de banco suíço responsáveis por informações que foram anexadas ao processo da Sépsis. O juiz rejeitou o pedido.
A operação investiga irregularidades na liberação de recursos administrados pela Caixa Econômica Federal.

Carlos: Ainda não sei se sou candidato a governador


As articulações políticas estão em curso, vamos sim lançar candidatos estaduais e federais, todos com amplas possibilidades de sucesso, e realmente eu tenho sido desafiado a ser Governador do Rio Grande do Norte, mas ainda não sei se sou candidato”.
Do prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves hoje durante o encontro estadual do PDT nesta terça feira (30) na capital.
E acrescentou:
O pleito de ser candidato a governador do Estado do Rio Grande do Norte está indefinido, mas terei uma conversa definitiva com o nosso Presidenciável Ciro Gomes e com o Diretório Nacional, no qual vou defender a sua candidatura de Presidente do Brasil”.

PT/RN realiza plenária em defesa de Lula


Logo após o Tribunal Regional Federal da 4ª Região condenar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em segunda instância, o PT do Rio Grande do Norte mantém sua agenda de mobilização e realiza nesta quarta-feira (31), a partir das 18h, uma Plenária Ampliada – em Defesa de Lula e da Democracia, na sede da FETARN(Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte).
O encontro vai contar com a participação de militantes e filiados ao PT, partidos de esquerda, movimentos sociais, sindicatos e juventudes e tem como pauta conjuntura política nacional e a condenação de Lula em segunda instância.
“Vamos mobilizar todas as frentes e continuar com a agenda de mobilizações pró-Lula. Estamos chegando a 70 Comitês criados em Defesa da Democracia e do Direito de Lula ser Candidato no estado e nosso objetivo é continuar a implantação desses comitês nos mais diversos setores da sociedade”, afirma o presidente do PT/RN, Júnior Souto.

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Servidores públicos do RN irão protestar nesta terça em Natal

Nesta terça-feira (30), servidores públicos do Rio Grande do Norte irão se reunir na frente da Assembleia Legislativa, a partir das 7h, para dizer não ao pacote de ajuste fiscal do governo Robinson Faria. Na ocasião, caravanas vindas do interior do estado irão se somar à luta contra o plano do governo estadual.
Essa não será a primeira vez que os servidores protestarão contra as medidas. Desde o anúncio do ajuste, no final do ano passado, trabalhadores da saúde, em conjunto com outras categorias do serviço público, comparecem à AL para barrar o pacote, tendo, inclusive, que enfrentar repressão policial e derrubar grades para ter acesso à “casa do povo”.

Comissões da Assembleia liberam cinco matérias para votação

As Comissões de Finanças e Fiscalização (CFF) e de Administração, Serviços Públicos e Trabalho realizarem reunião extraordinária nesta segunda-feira (29), discutiram, votaram e aprovaram mais cinco matérias que seguiram para o plenário para votação final.
Entre as matérias, a mensagem do Executivo 183, que trata do Regime Próprio de Previdência do Rio Grande do Norte. As outras matérias aprovadas foram as encaminhadas pelas mensagens: 184 que trata das diárias operacionais do sistema de segurança pública; com rejeição de emenda apresentada na CCJ reduzindo a carga horária de oito para seis horas; a 050 que Institui o Regime Previdenciário Complementar: a 189 que trata dos Adicionais por Tempo de Serviço e a mensagem 191 que concede abono especial de caráter indenizatório e transitório aos servidores.
Plenário
As apreciações nas Comissões Temáticas da Casa possibilitaram que cinco matérias de iniciativa do Executivo Estadual fossem anunciadas, em sessão ordinária, nesta segunda (29), para deliberação final no plenário. Dentre os projetos lidos, consta a mensagem nº 191, que dispõe sobre a concessão de abono especial, de caráter indenizatório e transitório, aos servidores públicos e pensionistas pagos pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do RN (Ipern).
As mensagens nº 189 e 184 também foram anunciadas durante a sessão. A primeira delas trata sobre a extinção de adicionais por tempo de serviço no âmbito da Administração Direta, Indireta e Fundacional do Estado. A segunda dispõe sobre o pagamento de diária operacional no âmbito dos órgãos integrantes do Sistema Estadual de Segurança Pública.
Referentes ao regime de previdência social, foram anunciadas ainda as mensagens nº 183, que altera dispositivos da Lei Complementar Estadual nº 308, de 25 de outubro de 2005, que reestrutura o Regime Próprio de Previdência Social do Estado e reorganiza o IPERN, e a mensagem nº 050, que institui o Regime de Previdência Complementar para servidores estaduais efetivos.

Governo inicia distribuição de palma forrageira a agricultores


O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca – SAPE, inicia nesta terça-feira (30), a distribuição de raquetes de palma forrageira para agricultores do Rio Grande do Norte. A ação tem como principal objetivo amenizar os efeitos da seca que se intensificou no estado nos últimos sete anos, promovendo condições à população de convivência no campo. Para aquisição das palmas foram investidos R$ 724.000,00, pelo Programa Governo Cidadão, com recursos do Acordo de Empréstimo com o Banco Mundial.
O titular da Secretaria Estadual da Agricultura, Guilherme Saldanha, ressalta a importância do projeto para o desenvolvimento socioeconômico do pequeno produtor. “O cultivo da palma forrageira permite ao pequeno produtor a viabilidade da manutenção do seu rebanho, principalmente em tempos de seca severa, reduzindo seus custos e consequentemente sua demanda por recursos hídricos”, enfatiza o secretário.
Ao todo serão distribuídas 2,7 milhões de raquetes de palma forrageira dos tipos Orelha de Elefante Mexicana e Miúda, espécies mais resistentes à praga cochonilha do carmim (Dactylopius opuntiae). Inicialmente será feita a entrega de 1,4 milhão de unidades, que beneficiarão cerca de 1.700 produtores rurais das regionais de Assú, Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros. Em uma segunda etapa, outras 1,3 milhão de raquetes serão repassadas, assim que o processo licitatório for finalizado, o que deverá ocorrer em breve.

domingo, 28 de janeiro de 2018

Simulador da Prova Teórica está disponível no site do Detran


O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) por meio da Controladoria Regional de Trânsito (CRT), disponibilizou, em seu website, um link com questões que simulam a prova teórica. O Simulador de Prova direciona para as trinta questões semelhantes às que caem no “provão”, o teste teórico.
Para acessar, basta entrar no site do Detran (www.detran.rn.gov.br) , clicar no link “cidadão” (situado na caixa a direita da página) e escolher a opção “Simulador de Prova”, logo em seguida o candidato terá acesso às questões , basta informar CPF, nome e o tipo de prova que se pretende simular. Estão disponíveis provas para 1ª habilitação, Renovação e Reciclagem.
A aprovação na prova teórica é requisito para realizar as aulas práticas, processo necessário para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Para o Assessor Pedagógico da CRT, Jacob Costa, o simulador facilitará uma boa nota e performance do candidato que terá acesso a questões semelhantes das cobradas no Provão. “Outros Detrans, inclusive, já possuem essa ferramenta em seus websites”, considera.
No ano de 2016, foram realizadas, no Rio Grande do Norte, 62.383 provas teóricas e, no ano de 2017, foram 49.369 provas, o que representou uma redução de 13.104 (-20,8%) provas. Entre 2016 e 2017 o índice de reprovação caiu de 51,8%, em 2016, para 44,0%, em 2017, representando uma redução de 7,8%.