sábado, 24 de fevereiro de 2018

Larissa Rosado é cotada para ser vice de Carlos Eduardo

Comenta-se nas rodas políticas de Mossoró que a deputada estadual Larissa Rosado (PSB) poderá ser indicada pela prefeita Rosalba Ciarlini (PP) para ser vice de Carlos Eduardo (PDT) na disputa pelo Governo do Estado. Dessa forma, Rosalba prestigiaria a aliada e deixaria o terreno mossoroense mais livre para trabalhar a candidatura de Kadu Ciarlini à Assembleia Legislativa.

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Júlia assume presidência da Comissão da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida

A Câmara Municipal de Natal definiu, na sessão ordinária desta quarta-feira (21), a composição das suas Comissões Técnicas, que têm o objetivo de examinar as matérias em tramitação, emitir pareceres, além de realizar estudos, pesquisas, fiscalizar e discutir temas de interesse da população. Júlia, que foi reconduzida como vice-presidente da Comissão de Turismo e membro da Comissão de Direitos Humanos, Trabalho e Minorias, assume agora a presidência da Comissão da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida e ingressa na Comissão de Ciência e Tecnologia.
“Permanecemos em comissões que já fazem parte do nosso trabalho e com as quais temos uma identificação natural, encarando agora o desafio de presidir a Comissão da Pessoa com Deficiência, que é uma das principais bandeiras de luta do nosso mandato, e ingressando também em uma nova comissão: a de Ciência e Tecnologia. O trabalho nas comissões é uma das atribuições do vereador e vamos assumir com muita responsabilidade, sabendo da importância que é representar esses segmentos na Câmara Municipal”, disse a vereadora.
Júlia continua na coordenação das Frentes Parlamentares em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Pessoa com Deficiência.

Lei no RN determina cobrança de multa a agressores de mulheres


O combate à violência doméstica contra a mulher ganhou uma nova aliada no Rio Grande do Norte. Agora, os agressores de mulheres serão passíveis de multa.
Aprovada em dezembro do ano passado na Assembleia Legislativa e promulgada este ano, a lei Nº 10.336 de 16 de janeiro de 2018 de autoria da socióloga e deputada estadual Márcia Maia assegura a aplicação de medida coercitiva administrativa ao autor das agressões.
Segundo o texto do projeto de lei, a multa será aplicada ao agressor em ressarcimento ao Estado pela utilização dos serviços públicos de emergência acionados para atender a vítima, como atendimento móvel de urgência, serviço de identificação e perícia, inclusive o exame de corpo de delito, busca e salvamento, serviço de policiamento ostensivo e o serviço de polícia judiciária. A lei aguarda regulamentação do Governo do Estado para ser colocada em prática.

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Felipe Guerra: Câmara Municipal visita as escolas publicas.

O Poder legislativo Municipal na manhã desta quarta-feira(21), sob o comando do presidente, ver. Pedro Cabral esteve visitando as escolas publicas do nosso município. O presidente esteve acompanhado do vice-presidente, Ver. Ronaldo Pascoal, do  líder da situação, Ver. Ubiracy Pascoal e do Lider da Oposição, Ver. Jânio Barra.


Na ocasião, foram entregue aos gestores e funcionários públicos das referidas instituições de ensino do município, exemplares da Lei Orgânica Municipal de Felipe Guerra.

Em contato com o portal Abelha Zumbir, o coordenador da União dos Vereadores do Rio Grande do Norte-UVERN, ver. Ubiracy Pascoal falou sobre a importância da entrega de exemplares da Lei Orgânica de Felipe Guerra a todos os docentes das escolas publicas do município de Felipe Guerra.

"Levar esses exemplares, significa uma oportunidade do sonho que temos de aproximar o legislativo da sociedade, pois entendemos que o conhecimento é a maior arma para toda esta decepção que passa a sociedade brasileira, em especial a do RN."externou o coordenador da UVERN.


Escola M. Prof° José. do P. Barra


Escola M. Júlio Calvacante


Escola M. Prof. Maria Bernadete Pinto


Escola Estadual Antônio Francisco

Carlos Augusto Maia comenta Projeto de Lei que cria Cadin estadual


O deputado estadual Carlos Augusto Maia (PSD) comentou, na sessão desta quarta-feira (21), o Projeto de Lei que apresentou à Mesa Diretora da Casa na terça-feira (20) e que servirá como marco legal para o aprimoramento da administração pública estadual. O projeto apresentado pelo parlamentar cria, no âmbito estadual, o Cadastro Informativo de Créditos Não Quitados do setor público do Estado, o Cadin estadual.
“Nós aprovamos o projeto de securitização das dívidas inscritas ou não inscritas da dívida ativa atual durante a convocação extraordinária, mas ficamos sem saber quem são os grandes devedores do Rio Grande do Norte, quais são as entidades que não prestam informações e quais são as multas que não são pagas”, explicou Carlos Augusto, justificando que com a criação do Cadastro, as pessoas poderão consultar essas informações.
“Alguns estados já tem esse cadastro”, ressaltou o parlamentar, apelando para a aprovação do seu projeto nas comissões. “Em respeito ao princípio da publicidade”, justificou Carlos Augusto, referindo-se ao projeto que, para ele, “será um aprimoramento à máquina pública estadual e uma forma de auxiliar o Governo”, disse o parlamentar, explicando que o Cadin estadual, caso aprovado, será um banco de dados de caráter consultivo e alimentado pela própria administração.

Nome do empresário Haroldo Azevedo é colocado no xadrez da política para integrar chapa majoritária


Em meio as definições das chapas majoritárias que disputarão o pleito de 2018 no Rio Grande do Norte, o nome do empresário Haroldo Azevedo surge no cenário como alternativa para integrar como candidato a vice-governador.
Embora muito cauteloso sobre o possível ingresso na política, é fato que Haroldo Azevedo vem mantendo conversas com líderes partidários. Com forte atuação no ramo da comunicação e da construção civil, o nome do empresário chegaria como o novo para integrar chapa encabeçada por líder já integrante da política potiguar.

Vereador cobra esclarecimentos de secretário sobre obras em Natal

Após ter três solicitações de audiência ignoradas pelo secretário municipal de Obras e Viação, Thomás Neto, o vereador Ubaldo Fernandes (MDB) apresentou requerimento, no plenário da Câmara Municipal de Natal, convocando-o para prestar esclarecimentos ao legislativo municipal.
De acordo com Ubaldo, a cidade enfrenta diversos problemas provocados pelas chuvas, obras em atraso e o secretário não tem se prontificado a atender os vereadores para dar explicações à população.
“O secretário tem o dever de prestar esclarecimentos à sociedade. Na nossa missão de fiscalizar o executivo também está a de levar as reivindicações populares às secretarias e cobrar explicações sobre as demandas”, declarou o parlamentar.

Márcia defende regulamentação de leis de combate à violência contra a mulher


O combate à violência doméstica contra a mulher foi o tema central do pronunciamento da deputada Márcia Maia (PSDB), na manhã desta quarta-feira (21). Em sua fala, ela cobrou a regulamentação de duas leis que combatem a violência contra a mulher. A primeira reserva 5% das vagas nas empresas terceirizadas contratadas pelo Governo do Estado a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar e a segunda assegura a aplicação de medida coercitiva administrativa ao autor das agressões.
As mulheres violentadas precisam de uma oportunidade para elevar a autoestima, emponderar-se e dessa forma conseguirem sair dessa situação de agressão e violência diária. Muitas não se afastam do agressor por serem dependentes financeiramente”, disse Márcia Maia sobre a primeira lei, já promulgada.

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Região do Médio-Oeste Potiguar com pré-candidatos compromissados.


Nossa Região do Médio-Oeste Potiguar é carente de congressistas COMPROMISSADOS. Tivemos diversos políticos levando os votos dessa região nas eleições passadas em 2014, porém, em contrapartida, não deixam investimentos, ao contrário, pelas votações deles em Brasília, prejudicam ainda mais a vida de quem vive aqui, na base, sofrendo diariamente.

Resultado de imagem para VEREADORgilvan alves

O Partido do AVANTE  em 2018 será na eleição para deputado federal, assim, O vereador Gilvan Alves (AVANTE) foi lançado Pré-Candidato a Deputado Federal, pelo partido, tendo ganhado espaço e força junto o presidente nacional e estadual do partido.

Imagem relacionada

O Partido da Republica este ano, será mais espaço na assembléia legislativa do Rio Grande do Norte. Assim, o diretório municipal do PR na cidade de Felipe Guerra/RN, hoje, sob o comando do Coordenador da União de Vereadores do Rio Grande do Norte-UVERN, vereador Ubiracy Pascoal foi lançado pré-candidato a deputado estadual.

Assim, a pré-candidatura de Gilvan Alves e Ubiracy Pascoal, vem justamente para quebrar essa falta de representação na região, bem como, surge como opções para lutar pelo o crescimento  e desenvolvimento da região na câmara federal e na assembléia legislativa.

Felipe Guerra: Câmara Municipal realiza sessão ordinária.

O Poder legislativo Municipal do Município de Felipe Guerra esteve realizando sua sessão ordinária nesta terça-feira (20), as 19:00hs. Com 08 vereadores presentes, o senhor presidente, Ver. Pedro Cabral iniciou os trabalhos sem constar matéria pra apreciação e aprovação do plenário na ordem do dia.


O vereador Djalma Junior participou da sessão ordinária, e usando o seu tempo regimental no grande expediente; solicitou do senhor presidente que colocar-se na ordem do dia da sessão, o projeto de lei N° 001/2018 de Autoria do Chefe do Poder Executivo Municipal, Prefeito Haroldo Ferreira.

O Parlamentar também solicitou nos termos regimentais, após apreciação e aprovação do Plenário, a câmara municipal envie oficio e copia ao executivo municipal solicitando a abertura e obra de pavimentação da Av. Lourival de Souza Barra.

O presidente da Câmara, ver. Pedro Cabral atendendo o ver. Djalma Junior solicitou das comissões permanentes, os seus respectivos pareceres. As duas comissões presididas pelos lideres: ver Jânio e ver. Ubiracy  favoráveis ao projeto, o presidente submeteu a discussão e aprovação na ordem do dia, sendo ele aprovado por todos os vereadores presentes.


O Governo investir diariamente, mostrando compromisso e respeito pela sociedade. Este projeto irá trazer mais investimento, saúde e qualidade de vida para população”. disse o Ver. Djalma Junior

Zenaide Maia participa de reunião sobre medida antidumping do sal com Ministro das Relações Exteriores em Brasília

A deputada federal Zenaide Maia participou, junto a bancada federal do Rio Grande do Norte, na terça-feira (20), de audiência com o Ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes no Palácio do Itamaraty, em Brasília, para discutir a medida antidumping do sal.
O objetivo da reunião foi a cobrança por parte da bancada federal do RN e também de representantes da indústria salineira do estado para que a medida antidumping tenha continuidade, pois busca corrigir distorções decorrentes de práticas desleais, quando há importações a preço de dumping, gerando danos às empresas. Havia um decreto da Lei antidumping para o sal brasileiro, válido por cinco anos, mas o prazo de validade expirou em setembro do ano passado.
No decorrer da reunião, diante a preocupação com relação as possíveis consequências caso a medida não tenha continuidade, o Ministro Aloysio Nunes confirmou que a questão era delicada e que será analisada pela Câmara de Comércio Exterior (Camex) com a celeridade que o tema necessita. “Se a medida antidumping não tiver a atenção merecida e for suspensa, estará promovendo uma grande perda à economia brasileira, especialmente para a indústria salineira do RN”, enfatizou a deputada Zenaide.
A audiência contou com a participação dos deputados federais Felipe Maia (DEM), Beto Rosado (PP), Rafael Motta (PSB), a senadora Fátima Bezerra (PT) e representantes da indústria como o presidente do Sindicato da Indústria de Moagem e Refino do sal do RN (Simorsal), Renato Fernandes, o presidente do Sindicato da Indústria de Sal (Siesal), Airton Torres, o Diretor Executivo e a Advogada da Salinas do Nordeste S.A (Salinor) Rafael Mandarino e Marília Castañon.
Deputada recebe agradecimentos em Brasília
Em outra ocasião, ainda em Brasília, na tarde da terça-feira, a deputada Zenaide recebeu agradecimentos dos Auditores Fiscais Estaduais e Auditores Fiscais da Receita Federal pelo apoio constante contra a terceirização plena, o desmonte da CLT e Reforma da previdência.

Deputado Kelps Lima (Solidariedade) solicitou melhorias do Governo para Felipe Guerra.


O deputado Kelps Lima (Solidariedade) fez uma série de solicitações ao Governo do Estado, por meio de requerimentos apresentados na Assembleia Legislativa, pleiteando melhorias em áreas estratégicas da administração estadual. Grande parte dos pedidos está relacionada à adoção de medidas para amenizar indicadores de violência e promover avanços na Educação.
O índice de criminalidade vem crescendo assustadoramente em municípios do interior do Estado. A Polícia Militar conta com um efetivo insuficiente e sem estrutura para realizar a segurança deles, impossibilitando assim o combate à violência”, argumentou Kelps Lima em suas solicitações.
Os requerimentos direcionados à Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) buscam melhorias em Itajá, Passa e Fica, Carnaúba dos Dantas, Cruzeta, Felipe Guerra, Coronel Ezequiel, Paraú e Lagoa de Velhos. Para Venha Ver, Coronel João Pessoa e São Miguel, além de melhoramentos, Kelps solicita que as viaturas da Polícia Militar que operam nesses municípios passem a ser abastecidos numa localidade mais próxima.

Projeto que criminaliza ‘gato’ de TV a cabo tem 95% de rejeição em consulta pública

Em consulta pública no portal do Senado Federal, 95% dos votantes desaprovaram um projeto de lei que criminaliza a prática conhecida como ‘gato’ em sinais de TV por assinatura. A ementa propõe uma alteração na Lei 8.977, de 1995, para estabelecer a interceptação desses sinais como crime punível com detenção de até dois anos.

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Felipe Guerra: Câmara Municipal realiza sessão ordinária.


A Câmara Municipal de Felipe Guerra realizará sessão ordinária nesta terça-feira(20), aonde os vereadores presentes estarão reunidos discutindo vários assuntos há ser votados pelo Plenário da Casa Legislativa na "ordem do dia" desta ou da sessão seguinte. 

A sessão tem previsão para ter inicio as 19:00 horas. Participe!

Inflação nordestina inicia 2018 abaixo da média nacional


No primeiro mês do ano, o Nordeste apresentou inflação de 0,24%, abaixo da registrada nacionalmente (0,29%). Para o mês de janeiro, a média brasileira foi a menor desde que o Plano Real foi criado, em 1994.
As informações são do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), área de pesquisas do Banco do Nordeste, com base nos dados disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, IBGE.
No acumulado dos últimos 12 meses, o índice regional apresentou a 10ª queda consecutiva, chegando aos 2,24% e superando o recorde observado no registro dos 12 meses imediatamente anteriores.

Robinson assina ordem de serviço da nova Central do Cidadão


A população de São José de Mipibu vai ganhar uma nova Central do Cidadão, mais moderna e com espaço amplo para o atendimento das demandas da região Agreste. A ordem de serviço para construção da nova unidade foi assinada na sexta-feira (16) pelo governador Robinson Faria e pelo vice-governador Fábio Dantas e o secretário de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas), Vagner Araújo. Também estavam presentes a secretária chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha, e o prefeito da cidade, Arlindo Dantas.
Com a construção desta nova unidade passamos a oferecer esses serviços com mais comodidade ao cidadão e de forma ampliada”, destacou o governador Robinson Faria, que enfatizou outro ponto importante da construção. “A obra atende ao planejamento do governo de construir as Centrais em terrenos próprios do Estado, gerando uma economia anual de aproximadamente R$ 350 mil”, acrescentou o chefe do Executivo estadual.

Cresce movimento contra Fátima dentro do PT

A candidatura da senadora Fátima Bezerra (PT) ao Governo do Estado está longe de ser unanimidade dentro do PT. É cada vez maior o número de petistas contra o projeto da senadora. Eles acreditam que assumir o governo como está seria ruim para a parlamentar. Defendem que a sigla foque na eleição proporcional.

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Apodi: AVANTE Lança pré-candidato no Oeste Potiguar.

Resultado de imagem para VEREADORgilvan alves
vereador Gilvan Alves (AVANTE) 

O Partido do AVANTE em 2018 buscará na eleição para deputado federal, aumentar seus congressistas, assim, O vereador do município de Apodi/RN, Gilvan Alves (AVANTE) foi lançado Pré-Candidato a Deputado Federal, pelo partido, tendo ganhado espaço e força junto o presidente nacional e estadual do partido.

A Região do Médio-Oeste Potiguar é carente de congressistas COMPROMISSADOS. Tivemos diversos políticos levando os votos dessa região nas eleições passadas em 2014, porém, em contrapartida, não deixam investimentos, ao contrário, pelas votações deles em Brasília, prejudicam ainda mais a vida de quem vive aqui, na base, sofrendo diariamente.

Assim, essa pré-candidatura vêm justamente para quebrar essa falta de representação na região, bem como, surge como uma opção para lutar pelo o crescimento  e desenvolvimento da região.

Ministros do STF têm cota de R$ 51,6 mil para voar

Cada um dos 11 ministros do Supremo terá neste ano uma cota de R$ 51,6 mil para custear passagens aéreas nacionais. É permitido a eles solicitar o auxílio sem necessidade de justificar a natureza da viagem, até mesmo no recesso. A Corte entende que podem despachar eletronicamente de qualquer lugar do País. Em 2017, a cota era de R$ 50,4 mil por ano.
Os ministros Cármen Lúcia, Marco Aurélio Mello e Celso de Mello não usaram a verba no ano passado. Luiz Fux foi o que mais requereu, R$ 47,2 mil, de janeiro a outubro, último dado disponível.

Prsicila Müller assina ficha de filiação no Avante

A empresária Priscila Müller, pré candidata a deputada estadual, depois de muitas conversas com vários partidos, definiu a sua opção. Ela assinou a ficha de filiação ao Avante e passará a integrar a executiva estadual do partido.
Priscila que tem percorrido o estado levando o seu projeto #EuSoudoRNinteiro e apresentado propostas para uma nova condução política frente a temas importantes para o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Norte, assumirá também a presidência do Avante Mulher.
A empresária afirmou seu compromisso com o partido. “Queremos conquistar mais espaços no campo político levando para as pessoas, novas ideias e valores para uma prática política que esteja em sintonia com os anseios da população em busca de um modo incomum, criativo e alternativo de trabalhar. O Avante Mulher terá papel importante na estrutura do partido e vamos trabalhar para que mais mulheres, de todos os setores da sociedade se engajem nessa luta que busca fazer política quebrando paradigmas com seriedade e comprometimento com as causas que a população mais exige”, salientou a pré candidata.

De olho em 2018

Tendo sua esposa Karla Barbosa como pré-candidato a deputada federal, o presidente da Câmara Municipal de Natal, Raniere Barbosa, vai projetar ações da Casa pelos quatro cantos de Natal. A Câmara é a vitrine do grupo político de Raniere. Quanto maior destaque, mais louros ele vai colher.

domingo, 18 de fevereiro de 2018

Apodi: Solidariedade Lançará pré-candidatura no Oeste Potiguar.


O Solidariedade poderá lança a pre-candidatura da vereadora de Apodi/RN, Soneth Ferreira (PP) nas eleições deste ano, é possível que ela deva trocar o PP pelo Solidariedade.  A vereadora deverá migrar pra o Solidariedade e sair na disputar por uma vagar na assembléia legislativa do Rio Grande do Norte. 

A Região do Médio-Oeste Potiguar é carente de congressistas COMPROMISSADOS. Tivemos diversos políticos levando os votos dessa região nas eleições passadas em 2014, porém, em contrapartida, não deixam investimentos, ao contrário, pelas votações deles em Brasília, prejudicam ainda mais a vida de quem vive aqui, na base, sofrendo diariamente.

Assim, essa pré-candidatura vêm justamente para quebrar essa falta de representação na região, bem como, surge como uma opção para lutar pelo o crescimento  e desenvolvimento da região.

Maia acredita ser possível votar Previdência, mas vai consultar o Supremo


O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse neste sábado (17) que entende ser possível discutir e votar a reforma da Previdência, mesmo com a intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro.
Porém, ressaltou que não seria possível promulgar a matéria, através de Proposta de Emenda à Constituição (PEC), pois a Constituição veda mudanças em seu texto se houver algum estado sob intervenção federal. Ele informou que vai discutir a matéria com o Supremo Tribunal Federal (STF).
Maia participou da reunião, no Palácio Guanabara, entre o presidente Michel Temer, o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, e o general Walter Braga Netto, nomeado interventor federal na segurança pública fluminense.


Emparn aponta previsão de chuva no RN para próxima semana


As chuvas que começaram a cair no Rio Grande do Norte desde o carnaval devem permanecer nesta  semana, entre o domingo (18) e a sábado (24).
De acordo com a (Emparn), são esperadas chuvas acima de 100 milímetros,em quase todas as regiões do estado do Rio Grande do Norte.

Temer vai criar Ministério da Segurança Pública por MP


O presidente Michel Temer bateu o martelo na criação do Ministério da Segurança Pública e o fará por Medida Provisória, segundo disse uma fonte à Coluna. Ele informou de sua decisão a colaboradores mais próximos. A nova pasta esvazia o Ministério da Justiça e terá no seu guarda-chuva a Polícia Federal. Em evento no Rio, o presidente confirmou que irá criar a pasta.
O nome preferido do governo é o do ministro da Defesa, Raul Jungmann, mas há duas dificuldades: Jungmann, que é deputado federal, ainda não sabe ser irá disputar a eleição deste ano e o governo tem dificuldades em substituí-lo na pasta da Defesa. O mais provável é que seja um nome técnico.

Empresários pressionam deputados por nova Previdência

Imagem relacionada

A duas semanas da data prevista pelo governo para a votação da reforma da Previdência, associações empresariais ligadas à indústria e ao agronegócio resolveram aumentar a pressão sobre os deputados federais.
Definiram como alvo cerca de 120 parlamentares que ainda se declaram indecisos sobre a proposta negociada pelo governo com o Congresso.
Encerrado o Carnaval, pretendem bombardeá-los com mensagens telefônicas para que aprovem as mudanças nas aposentadorias. A informação é de Daniela Lima, na Folha de S.Paulo.