sexta-feira, 23 de março de 2018

Em Natal, pré-candidato à deputado estadual, vereador Ubiracy Pascoal-PR participou de congresso de vereadores.

A "União dos Vereadores do Brasil-UVB" esteve promovendo um importante congresso de vereadores nos dias 22 e 23  em Natal, com o apoio da "União dos Vereadores do Rio Grande do Norte-UVERN" e da "Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte-FECAM/RN".


Ao lado do presidente da UVB, senhor Gilson Gonzatti e do presidente da UVERN, vereador Bruno Melo o Coordenador da UVERN e pré-candidato à deputado estadual, vereador Ubiracy Pascoal-PR participou do congresso estadual de vereadores, em paralelo ao encontro nacional de legisladores municipais.

Foram realizadas inúmeras palestras, pelas entidades da UVB por José Anizío Amorim, pedo TCE/RN pela Dra. Ana Paula; pela UVERN pelo Dr. Audo Araujo, entre outras...

Para o Coordenador da União dos Vereadores do RN-UVERN vereador Ubiracy Pascoal-PR  foi um importante evento e uma enorme oportunidade de ter mais conhecimentos nas diversas áreas do legislativo.

"O encontro buscou atender em inúmeros pontos que nossos legisladores e gestores públicos municipais sofrem dificuldades nos dias atuais. As palestras realizadas pelos representantes das entidades participantes com certeza tirou muitas duvidas, trazendo muitos resultados."Disse o pré-candidato à deputado estadual e coordenador da UVERN, vereador Ubiracy Pascoal-PR

FEMURN realiza encontro de prefeitos para debater pauta municipalista estadual

A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte – FEMURN vai realizar um encontro de prefeitos municipais do Estado para debater a pauta municipalista local.
O encontro ocorrerá na próxima terça-feira, 27 de março, às 9h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), em Natal, e contará com a presença dos deputados estaduais.

quinta-feira, 22 de março de 2018

Em Pau dos Ferros, mais de 50 lideranças populares declaram apoio à pré-candidatura de Caramuru Paiva para Deputado Federal



O Oeste Potiguar tem se articulado em defesa do nome do engenheiro agrônomo de Campo Grande/RN, Caramuru Paiva, para disputar uma vaga na Câmara Federal.

Nesta quinta-feira (22) no município de Pau dos Ferros, enquanto acompanhavam o desfecho da votação do STF sobre HC de Lula, mais de 50 lideranças populares, entre líderes de movimentos sociais, trabalhadores do campo, líderes sindicais de diferentes áreas, professores, gestores, vereadores, lideranças comunitárias, pessoas comuns etc, declararam apoio a Caramuru e defenderam sua candidatura como um nome cujas virtudes estão além do próprio PT.

O nome de Caramuru Paiva vem ganhando muito apoio e tendo muita repercussão junto à população, especialmente na região Oeste Potiguar e no Seridó, por ser "Caramuru, o cara com a cara do interior".  Caramuru tem a cara do sertão potiguar.

Caramuru Paiva é pré-candidato a Deputado Federal pelo Partido dos Trabalhos (PT) e já tem um grande grupo de apoiadores em mais de 60 municípios da região.

Caramuru Paiva tem conquistado também uma grande simpatia dos segmentos da UERN (alunos, docentes e técnicos), por ser aluno dessa universidade (ele cursa Mestrado na UERN, em Pau dos Ferros), e por fazer uma defesa forte e orgânica dessa instituição.

Caramuru não é somente do interior, ele vive e sente os problemas de quem vive no interior do RN, e que há muito tempo tem sido abandonado pelos poderes públicos estaduais, vendo, por exemplo, os deputados da capital, os filhos dos grandes caciques políticos do RN, aparecerem no interior do Estado somente na época das eleições e comprarem os votos, em mediação com os chefes políticos locais. Essa mesma lógica se repete em todas as eleições e tem produzido esses deputados que são inimigos dos trabalhadores. Depois de ganharem as eleições, esses mesmos deputados da elite política da capital, traindo seus eleitores, votam contra os trabalhadores, contra suas aposentadorias e derrubam presidenta  eleita democraticamente etc.

Defender o nome de Caramuru para ser candidato a Deputado Federal é lutar também para que o interior do RN tenha um Deputado vindo das bases, vindo do povo que sofre, vindo da zona rural de um pequeno município.

Por Professor Gilton Sampaio 
ex-diretor da UERN-Pau dos Ferros

terça-feira, 20 de março de 2018

Exportações de frutas do RN para a Rússia aumentam em 2018


A tradição na produção e exportação de frutas tropicais do Rio Grande do Norte para a Europa está ampliando as fronteiras neste início do ano: as mangas do Vale do Açu já são exportadas para a Rússia, confirmando a tendência de expansão verificada no ano passado. Somente nos dois primeiros meses de 2018 já foram comercializados US 105,3 mil em mangas, enquanto ao longo de todo o ano 2017 o total exportado foi de US 184,2 mil.
O Rio Grande do Norte já ensaiou as exportações de algumas frutas (mamão, melancia e banana) em 2016 para o país-sede da próxima Copa do Mundo de futebol, mas parece ter encontrado com a venda de mangas um bom nicho de mercado comprador. O Brasil é o maior fornecedor de manga para a Rússia, considerada naquele país como a “mais popular das frutas exóticas”.

Ronda Integrada reduz crimes de roubo em Mossoró

A Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (Coine) da Secretaria de Estado de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) divulgou dados que registram redução de crimes violentos em áreas atendidas pelo Programa Ronda integrada no município de Mossoró.
Segundo a COINE, o período de 1 a 15 de março de 2018, se comparado com mesmo período de fevereiro de 2018, mostra uma redução de 24,2% no número de crimes de roubo, somente na Área Integrada de Segurança Pública 18. Já na AIPS 19, a redução foi de 15,1%.
De acordo com a secretária de segurança pública e da defesa social, Sheila Freitas, a redução foi possível diante do sucesso da operação. “Temos policiais da Força Nacional, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Civil, que estão atuando de forma integrada nos locais de maior incidência criminal. Assaltantes já foram presos, e armas apreendidas dentro da operação”, disse.

segunda-feira, 19 de março de 2018

MPPB denuncia prefeitos por contratos ilegais de servidores

Ministério Público da Paraíba (MPPB) denunciou ao Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) os prefeitos Erivan Bezerra Daniel e Fábio Moura de Moura, respectivamente dos municípios de Tacima e Riachão, no Agreste Paraibano. Segundo o MPPB, os gestores nomearam servidores para cargos e funções nas prefeituras sem que houvesse processo seletivo de concurso público.
Para o MP, o prefeito de Tacima, Erivan Bezerra Daniel, foi denunciado por contratar 184 pessoas, em 2014, para funções diversas: auxiliar de serviços gerais, motorista, agente comunitário de saúde, gari, operador de máquinas professor, fisioterapeuta e agente administrativo.

Procon Legislativo atende em Parnamirim a partir desta segunda

O Procon Legislativo realiza a partir desta segunda-feira (19), no Fórum Tabelião Otávio Gomes de Castro, no município de Parnamirim, o atendimento de demandas litigiosas, dentro da programação da Semana do Consumidor, promovida pela seccional potiguar da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica.
Uma das primeiras a chegar para o atendimento, a servidora pública Kátia Maria de Figueira se surpreendeu com a possibilidade de sua demanda ser encurtada. Originalmente, ela foi ao Fórum em busca de uma demanda judicial contra uma faculdade particular de Natal.

domingo, 18 de março de 2018

Greve dos professores da rede estadual do RN a partir desta semana

Os trabalhadores em rede pública estadual de ensino decidiram entrar em greve a partir do dia 22 de março.Os professores pedem o pagamento da correção de 6,81% do Piso Salarial 2018. A categoria não aceitou a proposta do Estado em parcelar o piso em cinco vezes, de julho a novembro deste ano, e sem pagar o retroativo acumulado ao longo dos meses.